As despesas condominiais são classificadas em ordinárias e extraordinárias.
É fundamental que haja essa classificação para que as contas do condomínio sejam acompanhadas e controladas de maneira eficaz e transparente.
Por isso, na administração condominial a forma de organizar as despesas é classificando-as entre contas ordinárias e contas extraordinárias.
Isso é importante para organizar as informações financeiras, facilitar as tomadas de decisões e promover a transparência na prestação de contas.
Um exemplo prático é quando o síndico precisa avaliar os gastos do condomínio.
Com as contas organizadas, ele terá maior facilidade em identificar qual é a despesa que mais pesa financeiramente.
Quer saber mais sobre os tipos de contas condominiais? Veja o que preparamos para você!
Além de conhecer sobre organização das contas ordinárias e extraordinárias, você verá como a tecnologia contribui na gestão delas.
As contas ordinárias são gastos fixos necessários e indispensáveis para o funcionamento do condomínio. São fundamentais para a manutenção do condomínio, pois custeiam o seu funcionamento.
São contas ordinárias aquelas imprescindíveis para a conservação condominial. São elas:
As contas extraordinárias são gastos não habituais do dia a dia do condomínio, aqueles que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do Condomínio. Algumas vezes, podem ocorrer por motivos imprevistos ou de emergências.
As contas extraordinárias são:
E quando falamos de obras, podemos dividir em 3 tipos:
São aquelas fundamentais para o funcionamento do Condomínio. Tem por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore, sem elas, a edificação perde a sua finalidade principal que é servir aos moradores. Exemplos:
Aumentam ou facilitam o uso dos equipamentos e coisas comuns. Apesar de não serem indispensáveis, melhoram a funcionalidade do imóvel. São elas:
São gastos de mero deleite, apenas “embelezam o condomínio”, não aumentam a funcionalidade, ainda que deixando sua estética mais agradável, por exemplo:
A melhor maneira de acompanhar as contas do condomínio é utilizando o extrato. Nele, é possível consultar informações como:
Por meio do extrato do condomínio é possível acompanhar a evolução das despesas e receitas. A partir daí, fazer análises que permitem perceber:
Em outras palavras, o extrato se bem elaborado, ajuda na organização das contas do condomínio.
A transparência na prestação de contas é fundamental na gestão financeira do condomínio. Não à toa, é obrigatória por lei.
Cabe ao síndico providenciá-la da maneira mais clara possível.
Hoje, um dos principais aliados na gestão condominial é a tecnologia. Ela simplifica tarefas e a função do síndico.
Além disso, permite maior integração entre as partes envolvidas no dia a dia do condomínio, especialmente síndico e condômino.
A tecnologia proporciona outros benefícios, como, por exemplo:
Sendo assim, a tecnologia é indispensável no dia a dia do condomínio, visto que otimiza a gestão financeira, principalmente quando o foco é reduzir gastos no condomínio, minimizar erros e melhorar a qualidade das informações gerenciais.
Como resultado, proporciona mais transparência na prestação de contas.
Clodoaldo de Lima é Sócio da ZDL ADVOGADOS.