Talvez seja meio cringe falar isso, mas nós, nascidos nos anos 1980, sabemos: é terminantemente proibido desistir antes do apito final.
Nas arquibancadas da Vila Belmiro ou do Pacaembu, não tinha conversinha. As coisas eram resolvidas de forma bastante direta. Você pode reclamar, brigar, retrucar em todo momento, menos durante a partida. Ali, nos 90 minutos decisivos, você só pode acreditar, apoiar e fazer da melhor forma a sua parte.
Eu me lembro bem daquele 10 de dezembro de 1995. Antes do gol salvador do Marcelo Passos, estávamos todos tensos. Meu Santos já amargava uma baita fila e aquele calcanhar do avermelhado G10 ( Giovanni foi meu primeiro ídolo no esporte) nos colocava novamente com esperanças e principalmente nos fazia grande novamente.
O jogo só acaba quando termina, diz a sabedoria popular. Aprendi isso naquele histórico Santos 5 x 2 Fluminense no Pacaembu. Meus olhos encheram de lágrimas e ali descobri o poder que havia em acreditar contra tudo e contra todos. Daquela época trouxe a esperança e a “esperteza que só tem quem tá cansado de apanhar” como diria Herbet Vianna.
Talvez você não saiba, mas ontem foi um dia de grande alívio para todos nós aqui da ZDL ADVOGADOS. Vencemos nossa primeira guerra contra a COVID-19. Explico: A Zabalegui & de Lima Advogados é composta por um time de profissionais associados e 3 sócios fundadores. Sim, somos em 3 na ponta de liderança. Clodoaldo, Juan e Paula Trindade. Paula é além de nossa sócia, mãe do Juan.
Eu não estaria aqui escrevendo essas palavras, nessa posição que me encontro se não fosse o apoio dela.
A força que todos precisam ANTES de mostrar o seu valor. Aquela confiança de acreditar em quem só tem uns trocados nos bolsos e um sonho na cabeça. Foi “só” isso o que ela meu.
Paula exerceu por anos o posto de Promotora de Justiça. Conceituada entre seus pares, não precisava de mais nada profissionalmente. Naquela altura aventurar-se numa empreitada jurídica com 2 moleques, sem experiência e know- how beirava a inconsequência profissional. Ainda assim, ela nos deu a mão.
Há cerca de um mês, nossa vida mudou totalmente. Diagnosticada com COVID-19, Paula foi internada, entubada e até desacreditada por muitos dentro do hospital. Mas não pela gente. Seguir o trabalho com a cabeça e o coração no hospital, confesso é tarefa das mais árduas. Foi preciso coragem para enfrentar todos os dilemas e complicações que essa doença nos impõe. Ao doente e aos familiares. Manter-se isolado, sem poder acompanhar de perto o dia a dia é prova de fé e ansiedade.
Paula é daquelas mulheres que se admira só de olhar. Linda e imponente, ostenta uma elegância que se contrapõe à sua firmeza e generosidade. Eu não tenho familiares na área jurídica. Tinha apenas o desejo de exercer a profissão, mas sem muita bagagem profissional. Tenho nela a mesma admiração e amor que tenho pela minha própria mãe. Só as mães são generosas a ponto de acreditarem na gente, mesmo diante de todas as nossas visíveis limitações.
No dia de ontem, 05 de julho, recebemos a confirmação que enfim vencemos a COVID-19. Nossa sócia recebeu alta e está de volta à sua casa. Sabemos que o caminho de recuperação é longo e bastante trabalhoso. Serão dias de muita dedicação para podermos contar novamente com todos os seus conhecimentos jurídicos por aqui. Mas nada me alegrou mais no dia de ontem do que os olhos marejados do Juan dizendo: “ELA TEVE ALTA”.
Hoje pela manhã foi o meu dia da Vacina. Impossível não se emocionar com a chance que estamos tendo, que mais de meio milhão de brasileiros não tiveram.
Perdoe se você esperava mais um texto de exposições jurídicas aqui. Interrompemos nossa programação normal para comemorar a VIDA!
Minha mãe sempre me disse uma frase que carrego comigo desde a infância: “Primeiro, as primeiras coisas filho”.
Não existe ZDL ADVOGADOS sem Alma, sem Brilho e sem Vida.
Não existe ZDL ADVOGADOS sem esperança. Não à toa, quando estamos perdendo algum jogo, nosso mantra sempre foi: “Vamos Buscar.”
Acreditamos no negócio e DEU CERTO.
Acreditamos na Recuperação e DEU CERTO.
Ainda que seja difícil, ainda que exista 0,01% de chance, ACREDITE!
Foi assim que construímos nossa empresa. Foi assim diante de tantas reviravoltas ao longo de toda essa década.
Foi ACREDITANDO que saímos de uma sala de fundos e passamos a disputar com os grandes “players” do mercado.
E hoje eu honestamente só tenho a agradecer a Deus, aos médicos, aos enfermeiros, aos amigos e aos clientes, que além de forças, ACREDITARAM na recuperação e no nosso trabalho.
Na hora do aperto, nós – que tanto exercemos o papel de defensores – sentimos a enorme generosidade diante das dificuldades que enfrentamos com nossas próprias limitações.
Esse aliás, é um dos princípios da ZDL ADVOGADOS: Estamos aqui, tentando conviver com nossos graves defeitos.
Muito Obrigado. Clodoaldo de Lima é Sócio da Zabalegui & de Lima Advogados.